Início a informática

Contando um pouco sobre a trajetória dos computadores 

Gerações dos computadores através dos anos. Seja para trabalho ou para o lazer, ele está sempre presente. Sejam eles de dimensões de diversas toneladas ou tão pequeno que cabe na palma de nossas mãos.
  • Na década de 40, com início da Segunda Guerra, surgiram os primeiros computadores digitais, formados por milhares de válvulas, ocupando enormes áreas de funcionamento lento e duvidoso. Conhecido como ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer). Criado para a realização de cálculos balísticos, sua estrutura possuía 18 mil válvulas, 10 mil capacitores, 70 mil resistores e pesava 30 toneladas. Quando em operação, consumia cerca de 140 quilowatts e era capaz de realizar 5 mil adições por segundo.

                                             Figura 01 - Eniac o primeiro computador digital


Fonte: https://lugarcerto.wordpress.com/tag/python/

  • Na segunda fase com o advento do transistor e das memórias magnéticas em meados dos anos 50 veio houve uma mudança substancial, a utilização da linguagem Assembly. Com o emprego desta nova tecnologia, os computadores tornaram-se confiáveis a ponto de ser comercializados. O preço ainda pouco acessível. Para rodar um JOB o programador escrevia primeiro seu programa em uma folha de papel utilizando o FORTRAN ou linguagem de montagem para depois perfurá-lo em cartões. A solução encontrada, denominada de sistema batch (lote). A comunicação do homem com o computador é feita através de periféricos cuja velocidade de operação ainda era muito lenta. As dimensões ainda eram muito grandes.

Figura 02 - PDP-1 


Fonte: https://lugarcerto.wordpress.com/tag/python/

  • Os computadores da terceira geração já funcionavam com circuitos integrados. Esses substituíram os transistores. Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, a diminuição dos tamanhos dos computadores, aumento da velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. 

Figura 03 - IBM 360 


Fonte: https://lugarcerto.wordpress.com/tag/python/

  • Em meados 1975 com a quarta geração com o desenvolvimento da tecnologia da informação, com tamanhos mais reduzidos dos computadores, aumento da velocidade e capacidade de processamento de dados. Com preços mais reduzidos e gasto cada vez menor de energia.

    Figura 04- Commodore PET 2001, Apple II e TRS-80 Model I


    Fonte: https://lugarcerto.wordpress.com/tag/python/

  • Entrando na era da quinta geração com a inteligência artificial, a computação quântica,&nbsp e a nanotecnologia. Os computadores portátil, processo de criação que incorporam tecnologias como inteligência artificial, computação quântica ou nanotecnologia. A inteligência artificial permite aos computadores reconhecer e aprender a linguagem humana de forma autônoma, sem a intervenção do usuário. A computação quântica científica relativamente nova e suas interpretações objetivas ainda não foram amplamente difundidas. O principal obstáculo aqui é a palavra “quântica”, que se refere à mecânica quântica, uma das maneiras mais intuitivas de descrever nosso mundo na escala subatômica.

    Figura 05 - Commodore PET 2001, Apple II e TRS-80 Model I


    Fonte: https://universoracionalista.org/curso-online-de-computacao-quantica-com-certificado/

Luis E. S. Pinheiro

Computer Engineer, Postgraduate WEB Development, System Analyst, Technician in industrial automation

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem